Imagem de Araranguá

Araranguá

Conhecida como a Cidade das Avenidas, Araranguá pertence a Microrregião do Extremo Sul Catarinense e possui, segundo o IBGE/2020, 68.867 habitantes. A área urbana do município é de 759 km² enquanto a área rural ocupa 2135 km², totalizando 303.91 km².

A cidade das Avenidas é cortada pelo Rio Araranguá, se divide em duas áreas distintas: o centro e suas proximidades, próximo a BR-101, com largas avenidas, comércio intenso, e o litoral, dotado de natureza privilegiada, o que faz a cidade ser conhecida por suas belezas naturais.

Imagem de Balneário Rincão

Balneário Rincão

Inspirado pelas belezas naturais, Balneário Rincão está localizado na região sul do Brasil, no estado de Santa Catarina. Possui 13 quilômetros de orla marítima, com duas plataformas de pesca e seis lagoas de água doce. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2018 era de 12.570 habitantes. Na alta temporada, a população chega a 150 mil pessoas. O município foi criado inicialmente como distrito de Içara em 15 de julho de 1999. Em primeiro de janeiro de 2013 foi oficialmente instalado.

Imagem de Bom Retiro

Bom Retiro

O Município de Bom Retiro possui uma extensão territorial de 1.055,5 Km², uma população de 9.870 habitantes (IBGE/2018). Está localizado geograficamente no Portal da Serra Catarinense, somos o Hall de entrada para a Serra. Curiosamente, uma pequena porção de Bom Retiro encontra-se no Alto Vale do Itajaí, o centro da cidade possui uma altitude de 890 metros e o ponto culminante está a 1.827m no Morro da Boa Vista, na região denominada Campo dos Padres na Serra Geral - o mais alto do Estado.

Durante o inverno o clima é bastante frio, chegando a temperaturas negativas, sendo que é predominante a ocorrência de fortes geadas, sincelo e também queda de neve que proporcionam um verdadeiro e inigualável espetáculo.

Imagem de Braço do Norte

Braço do Norte

O município de Braço do Norte é privilegiado por sua localização geográfica, pois está situado entre a serra e o mar, no sul do Estado de Santa Catarina. Em abril de 1862, fixaram-se no local onde hoje se encontra a cidade de Braço do Norte os primeiros povoadores.

Em 1877 as terras foram demarcadas pelo agrimensor Carlos Othon Schlappal. Em junho de 1926, Braço do Norte recebeu o nome de Collaçopolis, em homenagem a um ex- prefeito de Tubarão. Mais tarde, em julho de 1928, recebeu o nome definitivo de Braço do Norte.

Imagem de Capivari de Baixo

Capivari de Baixo

O povoamento da região de Capivari de Baixo começou no século XVIII com o deslocamento da colônia de Santo Antônio dos Anjos, de Laguna, por volta de 1721. Os primeiros habitantes desta região foram os tupi-guarani, mais conhecidos como Carijó, que posteriormente tiveram os imigrantes açorianos, portugueses e italianos para compartilharem as suas terras.

A origem do nome Capivari de Baixo vem do significado da palavra "Capivary", que no dicionário Tupi-Guarani, de Silveira Bueno, significa Rios das Capivaras. A este rio os índios denominam "Capivary" e assim deu origem ao nome. Capivari de Baixo surgiu em função de esta ser a parte final do rio que tem nascente no município de São Bonifácio.

Imagem de Cocal do Sul

Cocal do Sul

Cocal do Sul é conhecida por ser uma cidade acolhedora, de tradição principalmente italiana e que possui um grande potencial econômico tendo como força maior, a empresa Eliane Revestimentos Cerâmicos, uma das maiores do mundo neste seguimento. A cidade possui um passado histórico de 136 anos e tornou-se município no dia 26 de setembro de 1991. Sua colonização está absolutamente ligada à chegada dos primeiros colonos a muitos outros lugares do Sul Catarinense. Cocal se destaca por oferecer aos seus munícipes qualidade de vida e muitas oportunidades, além da gastronomia farta que vai desde o doce a comida típica, preservação da cultura italiana, canto coral, religiosidade e belezas naturais.

Imagem de Criciúma

Criciúma

Criciúma é um município brasileiro situado no estado de Santa Catarina, Região Sul do país, na mesorregião do Sul Catarinense, microrregião de Criciúma. Segundo as estatísticas do IBGE de 2020, conta com 217.311 habitantes, sendo a principal cidade da Região Metropolitana Carbonífera, que possui cerca de 600 mil habitantes, além de ser a cidade mais populosa do Sul Catarinense, a sétima maior população do estado de Santa Catarina e a 22ª da Região Sul do Brasil. Pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, Criciúma abriga mais de 252 mil cadastrados.[6] Está entre os 100 municípios do Brasil com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado como de 0.788 em 2010,[4] sendo o 76º município mais bem avaliado do país e o 14° mais bem avaliado de Santa Catarina naquele ano.

Imagem de Florianópolis

Florianópolis

Florianópolis é a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, na Região Sul do país. O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas ilhas circundantes. A cidade tem uma população de 516 524 habitantes, de acordo com estimativas para 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o segundo município mais populoso do estado (após Joinville) e o 48º do Brasil. A região metropolitana tem uma população estimada de 1 209 818 habitantes, a 21ª maior do país. A cidade é conhecida por ter uma elevada qualidade de vida, sendo a capital brasileira com maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pelo PNUD, das Nações Unidas.[8]

Imagem de Lages

Lages

Lages é um município do estado de Santa Catarina, na região sul do Brasil, distando 231 km da capital estadual, Florianópolis. Está localizada na Região Geográfica Intermediária de Lages, e na Região Geográfica Imediata de Lages. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 157 158 habitantes.[3]

Concentrando serviços educacionais, financeiros e de saúde, é a principal cidade da Serra Catarinense,[6] região turística do estado amplamente procurada durante o inverno devido à ocorrência de neve. É o maior município do estado de Santa Catarina em extensão territorial e o 8º maior em população.

Imagem de Passo de Torres

Passo de Torres

O município de Passo de Torres está localizado na microrregião de base cultural açoriana do extremo sul catarinense, distante 270 km de Florianópolis, ás margens do Rio Mampituba ( rio dos bagres), que serve de divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sua área geográfica é de 99.075 km², tendo como limites: ao norte com Balneário Gaivota, ao sul com Torres (RS), a oeste com São João do Sul e a leste com o Oceano Atlântico.
O nome de Passo de Torres originou-se do trânsito de mercadorias e pessoas que vinham de Laguna ao território de São Pedro do Rio Grande. Estes locais, á margem dos rios eram conhecidos por passos. Passo de Torres foi provavelmente o nome original da região que envolvia as duas margens do rio Mampituba, em sua foz.

Imagem de Urussanga

Urussanga

Urussanga é um município de 20.826 habitantes localizado na região Sul de Santa Catarina. Sua colonização começou no ano de 1878, quando imigrantes italianos vindos de Vêneto, Lombardia, Friuli e Trentino fundaram a colônia em 26 de maio deste mesmo ano, constituindo-se como o maior centro de imigrantes do sul do Estado.
A cidade é voltada para uma intensa atividade cultural de preservação dos costumes dos seus antepassados italianos. Caracteriza-se pela produção artesanal, danças e canções, além de destacar-se na produção de vinho de excelente qualidade. A produção da Uva Goethe é o forte de Urussanga, inclusive, o produto se transformou na primeira indicação geográfica de SC. “O que produzimos aqui faz com que o nome de Urussanga se torne conhecido na região, no Brasil e no mundo como a Terra do bom vinho, Vales da Uva Goethe. Além da vitivinicultura, também se destacam na economia de Urussanga a indústria moveleira, derivados de plásticos, cerâmica, fruticultura, entre outros.